Como será que foi a origem da vida? Quais as reações químicas fundamentais para o surgimento de organismos vivos? Será que existe vida fora do nosso planeta? Para responder isso e muito mais, trouxemos o pesquisador Dr. Dimas Augusto Morozin Zaia, especialista da área.
 
Nesse episódio, exploramos as áreas da astrobiologia e da química prebiótica, os elementos químicos fundamentais para o surgimento da vida, a importância da água nesse processo, estudos em outros planetas e algumas perspectivas sobre o assunto.
 
Dr. Dimas é Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Maringá , bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado e doutorado em Química pela Universidade de São Paulo (1996). No período de 1992-1994, foi bolsista de doutorado sanduíche na Rockefeller University (Orientador: Robert Bruce Merrifield). Hoje, ele é professor Sênior do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina. Faz parte do corpo editorial da revista Life. Atualmente é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Astrobiologia. Tem experiência na área de Astrobiologia trabalhando com Química Prebiótica, com ênfase em Interfaces, atuando principalmente nos seguintes temas: origem da vida, química prebiótica, adsorção de biomoléculas sobre minerais, interação biomoléculas/minerais. Também desenvolve um estudo para melhor compreender os problemas relacionados à aceitação da teoria evolutiva assim como a origem da vida por alunos de graduação.

Referências do Episódio

Google Acadêmico – Dimas Augusto Morozin Zaia
https://scholar.google.com.br/citations?user=ciXnjnIAAAAJ&hl=pt-BR&oi=sra

"Amplitude de treinamento prevê amplitude de transferência."

- David Epstein -